Proteção de Dados
Este documento estabelece como recolhemos, utilizamos e protegemos os seus dados pessoais. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com estas políticas.
Última atualização: 12 de Maio de 2025
Recolha e utilização de dados pessoais
Dados pessoais são informação relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável. Também constituem dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa. Dados pessoais que tenham sido descaracterizados, codificados ou pseudonimizados, mas que possam ser utilizados para reidentificar uma pessoa, continuam a ser dados pessoais e são abrangidos pelo âmbito de aplicação do RGPD.
Os principais dados que são tratados por nós:
Identificação e contactos
Nome, morada, contacto de telefónicos, e-mail, número de identificação civil e número de identificação fiscal.
Dados Biográficos
Nacionalidade, sexo, data de nascimento, naturalidade, estado civil, informação sobre o agregado familiar, dados sobre a profissão e habilitações académicas.
Dados financeiros
Vencimentos mensais, anual, imposto de IRS, responsabilidades financeiras junto das instituições de crédito e património financeiro.
Segmentos e perfis
Perfil ou grau de risco de crédito, perfil para aquisição de produtos de investimento, perfil para segmentação comercial de serviços que visam a poupança como créditos e seguros.
Opiniões e preferências
Opiniões e preferências: Gestão de dados referentes a respostas a questionarias de satisfação, gestão de comentários de clientes efetuados nas redes sociais Facebook, LinkedIn, Instagram, gestão de comentários nos sites www.finex.pt.
Conteúdos
Gestão da informação contida nas comunicações entre o cliente e a Finex seja escrita ou telefónica (caso a chamada telefónica seja gravada).
Utilização de sites e aplicações
Páginas visitadas, endereço IP, localização geográfica e browser utilizado.
A obtenção dos dados é realizada através dos seguintes canais:
Dados fornecidos pelos clientes
Elementos fornecidos diretamente pelos clientes no processo de subscrição do pedido no site www.finex.pt, nos e-mails trocados entre o cliente e o comercial, nas interações ao telefone entre o cliente e o comercial e através da resposta a questionários de satisfação.
Cookies
O site www.finex.pt possui cookies que geram dados relativos à utilização do site por parte dos clientes (exemplo: o tempo que passa no site).
Dados obtidos de entidades terceiras
A Finex obtêm dados por parte de entidades terceiras (parceiros), referentes a análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, dados referentes à pré-aprovação do processo (FINE), dados referentes ao cross-selling, dados referentes aos seguros, dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtemos dados referentes à carta de aprovação (FINE final), dados referentes à minuta, dados referentes à data de escritura, dados referentes ao contrato de crédito.
Obrigação de fornecer os dados pessoais
No âmbito das obrigações legais relativas ao regime da prevenção do branqueamento de capitais, a Finex tem que identificar os clientes para obter um financiamento, normalmente através do documento de identificação. Se não for efetuada esta identificação, a Finex não pode dar seguimento ao processo, sob pena de incorrer numa infração. No decorrer da relação comercial entre o cliente e a Finex será necessário o envio de outros documentos por parte do cliente para o cumprimento de obrigações pré-contratuais e contratuais, necessárias para a formalização do processo.
Finalidades do tratamento de dados pessoais
Os dados pessoais tratados através desta página serão unicamente utilizados para as seguintes finalidades:
- Permitir a atuação da Finex como intermediário de crédito para proceder à recolha de dados para proposta de crédito junto de instituições de crédito, assim como de mediador de seguros, respectivamente. Esta recolha é necessária para diligências pré-contratuais ou contratuais a pedido do titular dos dados;
- Identificar os serviços que melhor se aplicam ao caso concreto do utilizador, adequando-os e limitando-os ao necessário. Esta recolha é necessária para diligências pré-contratuais ou contratuais a pedido do titular dos dados;
- Atividades de análise estatística, compatíveis e limitadas ao interesse legitimo da Finex no âmbito da sua atividade comercial;
- Marketing, com base no fundamento legal de interesse legítimo e através de envio de comunicações promocionais ou ações de marketing sobre produtos da Finex análogos aos serviços e produtos anteriormente solicitados e tomando em conta as expetativas razoáveis dos titulares dos dados. O titular dos dados pode solicitar a sua remoção, a qualquer momento.
- Marketing e comunicações promocionais com base no consentimento prestado. O titular dos dados pode solicitar a sua remoção, a qualquer momento.
A Finex garante a confidencialidade de todos os dados fornecidos, recolhendo e tratando essa informação de forma segura, com recurso às técnicas mais adequadas para evitar a sua perda ou manipulação
A falta de resposta aos dados assinalados como obrigatórios, implica a impossibilidade de dar resposta à solicitação do titular dos dados. Os dados são conservados durante o tempo necessário para as finalidades para os quais foram recolhidos, para o cumprimento de prazos legais de conservação e até à extinção de eventuais responsabilidades do responsável pelo tratamento.
Exercício dos direitos
A Finex garante o exercício dos direitos dos titulares dos dados em relação ao respectivo tratamento, seja para aceder, corrigir, adicionar, atualizar, apagar ou alterar o consentimento das comunicações, o titular deverá contactar a Finex através do mail legal@finex.pt. Os seus pedidos serão tratados com a maior brevidade possível e poderá também utilizar esta forma de contacto para qualquer esclarecimento ou sugestão acerca destes termos e condições.
Autoridade de controle
O titular dos dados tem, ainda, o direito a apresentar reclamação na Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) www.cnpd.pt.
Como tratamos os seus dados pessoais
O tratamento de dados pessoais contempla um amplo conjunto de operações efetuadas sobre os dados pessoais, por meios manuais ou automatizados. Inclui a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição de dados pessoais.
Tratamos os dados pessoais de forma legal e de acordo com os seus fundamentos de licitude e com finalidades especificas. O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) aplica-se ao tratamento de dados pessoais por meios total ou parcialmente automatizados, bem como ao tratamento por meios não automatizados de dados pessoais contidos em ficheiros.
Conservamos os seus dados pessoais
Conservamos e tratamos os seus dados pessoais apenas pelo período necessário e enquanto subsistirem as legítimas finalidades para as quais o cliente se inscreveu e para o cumprimento de obrigações contratuais, legais e regulamentares ou para proteção dos interesses legítimos da Finex .
Quais dados partilhamos
Os acessos aos dados pessoais, tem objetivo específico, para o desempenho das suas funções, bem como para garantir o cumprimento de todas as obrigações legais da Finex enquanto intermediário de crédito vinculado. Adicionalmente, os dados pessoais podem ser disponibilizados a entidades terceiras no interesse legitimo do Cliente:
Entidades terceiras
Organismos Públicos e de supervisão
Banco de Portugal, ASF, CNPD, autoridades fiscais, sempre que para tal exista uma obrigatoriedade legal ou regulatória.
Parceiros
Como intermediário de crédito, a Finex irá intermediar o pedido de crédito junto dos diversos parceiros com quem tem protocolo de vinculação.
- NOVO BANCO, S.A.
Entidades
Entidades subcontratantes e prestadoras de serviços, que atuam em nome ou sob instruções da Finex.
Como intermediário de crédito vinculado, sem exclusividade, está sujeito ao sigilo bancário. Pelo que a transferência de dados pessoais para entidades terceiras apenas são efetuadas quando exista autorização bastante no âmbito da relação com o cliente e/ou quando os subcontratantes encarregados por nós, que garantam de igual modo a observância do sigilo dos dados pessoais dos clientes, bem como as demais normas e legislação de proteção de dados.
Protegemos os seus dados
Consideramos de extrema importância a proteção da confidencialidade e da integridade dos dados, nosso pilar fundamental na relação de confiança para com os nossos clientes e parceiros que recorrem aos nossos serviços. Temos trabalhado constantemente a implementação de medidas, processos, e sistemas de segurança adequados para proteger os seus dados pessoais contra a destruição, a alteração e o acesso não autorizados.